POSTADO EM: 22 Novembro 2018 |
Nós, os exus, somos a energia-terra mais próxima de vocês. Todavia, não exigimos nada mais além da lealdade aos princípios que norteiam o trabalho da umbanda.
É estapafúrdio ver cenas grotescas (e por que não dizer, por vezes, bizarras) que médiuns vaidosos repassam a nós, mas que na realidade são alimentadas por quiumbas (obsessores).
Da mesma forma, há que se entender de uma vez por todas que exu não é diabo, não tem chifre nem rabo! São entidades em evolução numa escala infinita. Há que prevalecer, acima de tudo, o bom senso e o raciocínio lógico.
Crianças, existem três palavras-chave para um exu de umbanda: lei, ordem e disciplina. Estamos a serviço de orixá, sob a batuta firme de pretos velhos e caboclos, e a seriedade deles é um fato e fator inquestionáveis. Então, sempre agimos a favor da lei e somos por ela conduzidos
Não se enganem! Não se enganem! E o que é pior: não engane, porque nós não precisamos de plateia. Garanto a todos que do lado de cá há um público bastante considerável. Não precisamos de aplausos nem de palcos, mas sim de respeito. O que, aliás, para muitos, não está mais em voga.
Não confundam a forma de trabalho de alguns de nós, por vezes séria, com uma brincadeira que vocês alimentam e nutrem em seus egos. Setenta por cento do que vocês atribuem a nós não é verdade.
Então estudem, e se estudem! Uma hora dessas o martelo dará o veredicto final na corte composta por vocês mesmos. Damos escudo, livramento e proteção para os que fazem por merecer. Nossa capa é de valia! Sabemos o trabalho a executar nas trincheiras e encruzilhadas astrais.
Então, não queiram ensinar o "padre nosso" ao vigário! Nós, os exus, somos os olhos da lei e, pelo que me consta, nenhum de nós estamos cegos.
Por tudo isso, mais uma vez afirmo: Exu é para quem pode e sabe caminhar... E como tem gente levando tropeço e ficando manco... hahahahaha!
Saravá, toda "banda" de exu!
Marabô da Encruzilhada!
Um toquinho no Astral
Figueira que não se abala.
Postar um comentário